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Relacionamento interpessoal: O poder das relações no ambiente de trabalho

Por Ronaldo Cruz da Silva

Como está o seu relacionamento com os pares na empresa onde você trabalha?

Acredito que boa parte das pessoas ainda convive com esse tipo de problema na empresa. Seria muito injusto generalizar e falar que todas as empresas têm algum tipo de conflito interno, causado pelos indivíduos que interagem diariamente no ambiente de trabalho. Mas o fato é que eles existem e podem prejudicar o desempenho da equipe e os resultados esperados pela empresa, impactando, inclusive, no clima organizacional. Muitas vezes, os problemas de relacionamento não são visíveis, ficam mascarados e embutidos intrinsecamente em cada um, onde só podemos percebê-los por meio de ações, do comportamento e no modo de agir com os outros membros da equipe.

A necessidade de trocar informações sobre o trabalho e de cooperar com a equipe, permite o relacionamento entre os indivíduos; o que acaba sendo imprescindível para a organização, pois, as mesmas, valorizam cada vez mais tal capacidade. O relacionamento interpessoal é, sem sombra de dúvida, um dos fatores que influenciam no dia-a-dia e no desempenho de um grupo, cujo resultado depende de parcerias internas para obter melhores ganhos. No ambiente organizacional é importante saber conviver com as pessoas, até mesmo por se tratar de um cenário muito dinâmico e que obriga uma intensa interação com os outros, inclusive com as mudanças que ocorrem no entorno - seja de processos, cultura ou até mesmo diante de troca de lideranças.

A contribuição dos pares, e a forma que eles são tratados, ajudam o colaborador atingir as metas e desenvolver suas atividades de maneira eficaz. Para isso, é necessário saber lidar com a diversidade existente na empresa, respeitando as diferenças e as particularidades de cada um. Com isso, é possível conquistar o apoio dos demais e fazer um bom trabalho, afinal, ninguém trabalha sozinho.

O papel do gerente nesse processo é de extrema importância, pois é de sua responsabilidade administrar os conflitos entre as pessoas do time, e fazer com que o clima interno seja o mais agradável possível - permitindo um ambiente sinérgico para prevalecer a união e a cooperação entre todos. Essa forma de conduta está relacionada ao estilo de liderança, onde as ações do gestor podem influenciar no desempenho dos liderados. Desta forma, o gerente terá que ser uma referência para os demais, sabendo como falar com seus colaboradores, pois a maneira com que irá tratá-los poderá refletir no relacionamento entre a gerência e colaborador, e, consequentemente, nas metas e objetivos da empresa.

No entanto, sabemos que tem gente que não consegue lidar adequadamente com outras pessoas, principalmente quando as opiniões diferem da sua, se deixando levar por uma impressão negativa, sem ao menos dar a oportunidade de compreendê-las e conhecê-las. Outro vilão que pode prejudicar o relacionamento entre os membros de uma equipe, é o mau humor. Pessoas mal-humoradas, ou consideradas “muito chatas”, são difíceis de lidar, e elas acabam criando uma barreira natural, e, em muitos casos, ficam isoladas dos demais - o que impede que seus colegas as procurem para pedir algum tipo de ajuda, ou até mesmo para “bater um papo”.

Essa dificuldade de se relacionar acaba impactando no desempenho de uma pessoa, mais precisamente em relação às tarefas que desenvolve. Assim, pessoas com esse perfil irá evitar a sua exposição e nem sempre poderá contar com o auxílio de alguém. Devido a isso, acaba fazendo, na maioria das vezes, seu trabalho de maneira individualizada. Também, deixa de ouvir opiniões diferentes e de compartilhar suas ideias e escolhas com os demais, e às vezes isso pode comprometer a execução de alguma tarefa ou a tomada de decisão. Em outras palavras, o mau humor certamente causará prejuízos ao trabalho em equipe e, possivelmente, aos resultados de modo geral.

Quando a empresa enfrenta problemas de relacionamento interpessoal, a área de Recursos Humanos, junto à gerência, tem a missão de sanar as dificuldades quanto antes, para não deixar que isso venha a comprometer o clima organizacional. Neste caso é necessário identificar as causas, para minimizar o efeito que este fator pode gerar, assim como sensibilizar os colaboradores, para que eles não deixem que essa variável prejudique o desenvolvimento das tarefas; pois tanto os clientes internos quanto externos, podem não ser atendidos com prontidão e eficácia, resultando em queda na qualidade do atendimento e na produtividade.

As divergências e as “brigas” internas podem ser resolvidas com um bom treinamento e atividades grupais, procurando valorizar a integração e focar na importância de se ter um excelente relacionamento com os membros da equipe. O gerente também terá que fazer o seu papel, dando apoio, feedbacks e fazendo coaching com seus colaboradores - evitando assim, qualquer tipo de atrito que possa ocorrer futuramente no time. Contudo, isso não depende somente do gestor, pois todos terão que estar envolvidos nesse processo. Os funcionários também têm um papel importante para a construção de um ambiente saudável, pois depende de suas condutas e atitudes para acabar com problemas desse tipo.

Para manter um clima agradável, e longe de atritos, é necessário que as pessoas deixem de agir de forma individualizada, passando a interagir como uma equipe, promovendo relações amigáveis e um espírito de cooperação. Para isso, é preciso que cada um faça a sua parte, pois se a equipe não estiver disposta a contribuir, não iremos chegar a lugar algum. Pense nisso!

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Ronaldo Cruz da Silva é graduado em Administração de Empresas, especialista em Administração de Recursos Humanos e pós-graduado em Psicologia Organizacional. Possui MBA em Gerenciamento de Projetos, mestrado em Engenharia de Produção e doutorado em Administração em Gestão de Projetos. Tem mais de 25 anos de experiência profissional, ocupando cargos de liderança em empresas do segmento de Prestação de Serviços de Saúde, Consultoria de RH, e Comércio Varejista de Alimentos - atuando na gerência geral, gestão de operações, projetos e recursos humanos. Como consultor desenvolveu projetos em grandes empresas, como: Banco Bradesco, Banco Itaú, Caixa Seguros, Grupo Votorantim, Cargill, Telefônica, entre outras. Na área Educacional, acumula mais de 16 anos de experiência como professor universitário, passando por várias instituições de ensino, lecionando em cursos de graduação e pós-graduação. Atualmente exerce a função de professor, pesquisador, consultor empresarial e conselheiro da Supervisão Técnica de Saúde da Regional Sul.

 

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